O Que e a morfologia litoranea?

O Que é a morfologia litorânea?

 Da morfologia litorânea podemos destacar:  Barra – saída de um rio, canal ou lagoa para o mar aberto, onde ocorre intensa sedimentação e formação de bancos de areia ou outros detritos.  Saco, baía e golfo – assemelham-se a uma ferradura ou arco quase fechado que se comunica com o oceano.

Qual é a morfologia do relevo?

A análise da morfologia do relevo e as diversas formas de uso e cobertura da terra são as principais ferramentas de diagnóstico do meio físico, auxiliando na análise e indicação de mau uso da terra e os possíveis reflexos sobre os recursos hídricos.

Qual o principal agente transformador da morfologia litorânea?

A força das ondas provocadas pelos movimentos das águas do mar contribui para a transformação das rochas em sedimentos, no transporte e formação das areias e modelam superfícies litorâneas. O vento, outro importante agente de transformação do relevo, atua também na modelagem e transporte de sedimentos.

O que são agentes Geomorfologicos?

Os agentes geomorfológicos são os agentes formadores e modeladores do relevo terrestre. Os agentes endógenos ou internos, que são os formadores por se relacionar as atividades internas da terra, como as placas tectônicas que formam diversas formas de relevo, os abalos sísmicos e o vulcanismo.

O que caracteriza uma falésia?

São paredões íngremes encontrados no litoral de quase todo o mundo, desenhados pela ação do mar nos últimos 180 milhões de anos. Elas aparecem pela ação da erosão marítima nos intervalos entre as eras glaciais, quando o nível dos oceanos pode subir até 12 metros.

O que caracteriza uma baía?

Baía é uma porção de mar ou oceano rodeada por terra, em oposição a um cabo. São reentrâncias da costa por onde o mar avança para o interior do continente. Golfo é uma baía de grandes dimensões com uma abertura larga para o mar, como o golfo de Sidra por exemplo.

O que causa a transformação do relevo?

Os agentes internos ou endógenos de transformação do relevo são aqueles que surgem ou agem de dentro da Terra, ou seja, abaixo da superfície. São os terremotos, os vulcanismos e o tectonismo. Os agentes externos ou exógenos, por outro lado, são aqueles que agem acima do relevo, ou seja, sobre a superfície.

O quê relevo em Geografia?

Relevo é o modelo de superfície do Planeta Terra. Isto é, as formas que a camada externa apresenta devido as ações dos agentes internos (endógenos) e externos (exógenos). É a base da formação de diversas paisagens existentes do planeta, pois exerce influências no clima e, consequentemente, no tipo de vegetação.

O que são agentes exógenos?

Os agentes exógenos do relevo são os elementos naturais que alteram as formas superficiais a partir de processos externos, como o intemperismo e a erosão. Por esse motivo, esses elementos citados são, por vezes, chamados de agentes intempéricos ou agentes erosivos.

Quais são os agentes?

Os agentes internos ou endógenos também são chamados de modeladores e costumam ser subdivididos em três grupos: o tectonismo, os abalos sísmicos e o vulcanismo. Tectonismo: Também chamado de diastrofismo, é todo e qualquer movimento realizado a partir de pressões advindas da região localizada sobre o magma da Terra.

O que são os agentes exógenos?

Como as falésias são formadas e qual é o seu principal agente?

A falésia é esculpida naturalmente devido à ação constante do bater das águas (seja do mar ou da chuva). Durante um longo período de tempo, as falésias acabam por formar os paredões quase perfeitos. Origina-se, assim, altas costas, penhascos e cumes alto, resultante da erosão provocada pelo mar.